letras

letras

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

7º ANO

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lenda
    A árvore-da-felicidade

    No coração da Amazônia, anualmente ocorre uma festa entre tribos, que em outros dias do ano são inimigas. Em uma dessas festas Konan, filha de Kioke, o líder da aldeia, sai de perto da área de comemoração, e vai dar uma volta na floresta. Logo quando entra na floresta, Konan encontra Payn, de outra aldeia. Eles começam a falar sobre suas vidas, e Payn diz que seu pai é muito pobre. No dia seguinte Konan conta a seu pai que está namorando um homem de outra tribo. Também fala que o pai do homem é muito pobre, e pergunta se Payn e seu pai podem morar na tribo de Kioke. Kioke aceita e depois de algum tempo, Payn e seu pai já têm uma casa para morar na tribo. Só que algumas pessoas da tribo de Konan odiaram a ideia e faziam de tudo para eles terminarem, mas chegaram longe demais, a ponto de consultar um feiticeiro. O feiticeiro preparou uma armadilha para Konan e Payn. No dia da festa de tribos, Konan e Payn foram para longe de todos, na floresta. Chegando lá, pegaram uma fruta com coloração dourada e repartiram entre si. Mas depois disso, começaram a sentir que raízes brotavam dentro deles. Eles perceberam que estavam virando plantas, e resolveram fazer isso abraçadas.

    Fim

    ResponderExcluir
  3. Conto
    Leléu

    Ainda me lembro daquele dia como se fosse hoje. O dia em que encontrei Seu Pereira chorando em frente sua casa, como se algo horrível tivesse acontecido:
    - Seu Pereira, o que aconteceu? - Perguntei mantendo a calma.
    - Menino, lembra-se de seu amigo Leléu? - Me perguntou.
    - O que você quis dizer com ''lembra''? - Respondi.
    - Ele está perdido faz três dias. - Respondeu Seu Pereira.
    Não pensei duas vezes, liguei pra policia e falei de um menino perdido. Seu Pereira não sabia usar telefone, mesmo que ele tivesse um não ia adiantar nada.
    A policia começou a procurar no bairro, enquanto eu fazia perguntas a Seu Pereira.
    - Onde você viu ele pela ultima vez? - Perguntei.
    - Ele estava indo para a escola, sozinho. - Respondeu Seu Pereira.
    Então começamos a procurar pistas pelo caminho que Leléu provavelmente tinha feito. Foi ali que vimos um rastro de sangue até um beco escuro. Estava com medo do que poderia ter acontecido. Vi um corpo no chão, então, tremendo, virei o corpo para cima. Era Leléu. Estava vivo mas muito machucado, então levamos ele para o médico na mesma hora.
    No dia seguinte fui vê-lo. Estava bem e até já conseguia conversar.
    - Obrigado por ter me salvado. - Disse ele quando me viu.
    - De nada. Mas o que aconteceu com você? - Perguntei.
    - Bom, eu estava indo para a escola quando dois caras chegaram e começaram a me provocar. Eu ignorei e continuei andando. Mas eles continuaram até eu não aguentar mais. Eu xinguei eles e saí correndo, mas eles eram mais rápidos e me alcançaram. Um deles me deu uma facada na barriga, e o outro começou a me arranhar com um canivete. Mas ouviram passos e me jogaram naquele beco. Só sobrevivi porque estava com água e lanche na minha mochila. No dia que vocês me encontraram eu não aguentei mais e desmaiei. Valeu mesmo cara. - E quando terminou de falar capotou. Ele estava com sono.


    Fim

    ResponderExcluir
  4. As Crianças Perdidas

    Certo dia nove crianças de um orfanato, as meninas Maria Marcela Beatriz Lara e Gabriela e os meninos João Lucas Arthur e Manuel. Eles estavam andando no bosque e quando vê Beatriz tinha sumido, então saíram todos para procurá-la.
    Quando viram já estava à noite e ainda não tinham encontrado Beatriz ,todos ficaram desesperados principalmente as meninas e a Maria pois Bia era a única família dela.Eles acamparam ali e no dia seguinte eles acordaram e foram procurar Bia pois Maria não iria desistir , estava quase anoitecendo então Maria decidiu que era hora de todos voltarem para a casa e avisar aos adultos ,então eles decidiram acampar pois era mais seguro para eles,assim que acordaram foram para casa.
    Assim que chegaram à casa todo foram abraçar eles porque estavam preocupados, então foram para os quartos quando as meninas entraram no quarto la estava Beatiz .Maria foi correndo contar para os meninos ,e quando perguntaram onde Beatriz estava ela falou que no meio da caminhada ela tinha ido embora pois estava passando mal.

    ResponderExcluir
  5. Zeus
    A muito tempo atrás ,os humanos brigavam muito pelas coisas materiais , e não davam a mínima para o que Zeus deu para eles, Zeus quando viu aquilo ficou furioso.Então pegou um dos seus melhores raios e mandou para a Terra ,assim que os humanos viram aquilo,ficaram muito assustados pois acharam que iam morrer .
    Então pararam todas as guerras e ficaram pedindo perdão para Zeus e Zeus falou:
    -Se vocês ficarem ligando tanto para as coisas materiais nunca vão parar de brigar ,somente quando pararem de brigar vou parar de mandar raios .
    Então os humanos ,foram parando com as guerras e ligando mais para as coisas que Zeus deu para eles.Então Zeus viu que não iam mais brigar e então não jogou mais nenhum raio.

    ResponderExcluir
  6. A menina Maria
    Maria esta em casa esperando o irmãozinho se trocar e tomar café, para ir a escola encontrar com suas amigas.
    Mas, o irmão de Maria estava demorando muito e já e já estava quase na hora de bater o sinal para começar a aula, e em tão, Maria subiu para o quarto de seu irmão para pedir que ele andasse logo. Quando Maria subiu para conversar com o irmãozinho percebeu que ele já tinha ido e então ela foi correndo desesperada atrás de seu irmãozinho. E Maria correu e correu para ver se encontrava seu irmãozinho. E então Maria foi correndo pedir ajuda aos amigos, pois a aula ainda não tinha começado.
    Foi ai que, Maria foi correndo pegar uma foto de seu irmãozinho em casa, ela encontrou uma foto dele e seus amigos.
    Maria vai correndo perguntar aos amigos e pessoas que estavam na rua para ver se alguém o reconhecia, mas ninguém tinha o visto. Mas tinha uma padaria no final da rua último lugar que Maria ainda não tinha perguntado.Quando Maria chegou foi logo perguntar ao padeiro:
    -Senhor padeiro o senhor viu este menino? Ele é meu irmãozinho.
    O padeiro respondeu:
    -Ah sim reconheço! Este menino que esta acabando com os doces de minha padaria.
    Então Maria vê seu irmão sentado na última mesa do fundo tentando se esconder tentando não ir á escola. Maria vai correndo abraçar seu irmão, pois estava muito preocupada. E ela fala para ele:
    -Nunca mais faça isto meu irmão, fique muito preocupada com você!!!
    E então Maria conseguiu chegar a tempo na escola e se encontrar com seu amigos.

    ResponderExcluir
  7. Ares
    Um dia, Ares falou para Zeus que precisava de mais águas em seus oceanos, pois a água que ele tinha os humanos já tinha levado.
    Então Zeus respondeu:
    -Eu li darei a água mas com uma condição !!!
    Então Ares respondeu:
    -Qual condição?
    -Que você se livre daqueles humanos que ousam zombar de mim!
    -Sim. Respondeu Ares preocupado.
    Então Ares teve um idéia para acabar com os humanos, ele iria fazer os mares alagarem suas cidades, fazendo assim eles morrerem afogados. Então feito isso Zeus o deu o que tinha pedido chuvas e chuvas.
    Mas Ares não ficou satisfeito então foi a Zeus e disse:
    -Eu quero mais água não consigo sustentar o Olimpio assim!
    Zeus respondeu:
    - Eu li darei mais água se você fazer outro favor para mim!
    Ares respondeu:
    -Qual?
    - Pegue o peixe mais fundo do oceano e traga para mim.
    - Esta bem.Respondeu Ares
    Ares pensou, vou pegar este peixe e finalmente vou ter a água que eu precisava.
    Então foi o que aconteceu.

    fim

    ResponderExcluir
  8. LENDA De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas primeiras horas das noites de festa e com um poder especial, transforma-se em um lindo jovem vestido com roupas brancas. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Nas festas, com seu jeito galanteador e falante, o boto dança, bebe, se comporta como um rapaz normal e aproxima-se das jovens solteiras, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto, pois o seu encantamento só acontece à noite.

    ResponderExcluir