letras

letras

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

 7º ANO            ATIVIDADE  EXTRA  
CONTEÚDO DE  GRAMÁTICA DO III BIMESTRE: SINTAXE
FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO,  SUJEITO E PREDICADO, SUJEITO (SIMPLES, COMPOSTO, DESINENCIAL, INDETERMINADO) ORAÇÃO SEM SUJEITO.
1. Classifique cada um dos enunciados como frase ou oração:
a) Socorro!
b) Nuvens escuras no céu. Sinal de chuva.
c) A proposta não era bem esta.
d) Clarissa abre a janela.

2. Quantas orações há nessa frase? Lembre-se de que cada verbo (ou locução verbal) indica a existência de uma oração.
Não saia daí e espere que a gente vai te buscar.
R-__________________________________________________________________________
3. Qual dos enunciados a seguir é um período simples?
a) Sua súbita chegada causou um mal-estar em todos os presentes.
b) Não compareceu ao campeonato de xadrez nem justificou a ausência
4. Atribua o conceito de frase, oração ou período às lacunas a seguir, levando em consideração o discurso por elas apresentados:
a –Nossa! Que dia belo! ______________________
b –Preciso revelar-lhe um grande segredo. ___________________
c –Participamos da reunião, embora não tivéssemos sido convocados. ___________
d –“E agora, José? _______________
e –Durante a viagem, visitamos lindos lugares. ___________________
f - Não me peças para perdoar-lhe, pois ainda estou magoada. ________________
5.Leia a tirinha:
I                                                                         II                                                         III                                                                            
http://soumaisenem.com.br/sites/default/files/1186988_622669444445032_102951167_n.png
Analisando cada fala, pode-se dizer que apresenta(m) mais orações na fala o(s) quadrinho(s):
a) I                 b) II                  c) III                  d) I e II                e) I e III

6. Leia as frases seguintes e identifique quais delas são nominais e quais são frases verbais.

a) Que mar maravilhoso !          

b) As penas flutuam no ar.

c) Um vôo espetacular!                          

d) O deus Posídon usou seus poderes mágicos.     

7. Relacione as colunas para rever os tipos de frases.

(  a  ) Saia agora mesmo !                                            (    ) declarativa afirmativa

(  b  ) Você quer ir ao teatro ?                                       (    ) declarativa negativa

(  c  ) Não poderei acompanhá-lo.                                (    ) exclamativa

(  d  ) Como estou satisfeito com o meu presente !       (    ) interrogativa negativa

(  e  ) Gosto muito de vocês.                                        (    ) interrogativa

(  f  ) Você não participou da gincana ?                         (    ) imperativa

8. Escreva nos parênteses  OS para Período Simples e  PC para Período Composto. Observe os verbos e as locuções verbais destacados.

(      ) O carro velho do vovô subia lentamente a ladeira íngreme.

(     ) Não consegui montar o quebra-cabeça, pois faltavam peças.

(     ) O guia da excursão explicava com detalhes as atrações turísticas,
            Para que todos aproveitassem bem a viagem.

(      ) Os novos celulares oferecem aos consumidores muitas vantagens.

 9. Os pares de período simples apresentados abaixo mantêm uma relação de sentido entre si. Transforme-os em um período composto. Para isso, empregue termos de ligação como :  e,  mas,  por isso,  pois. Veja um exemplo.

            Ele ficou Feliz.  Sua invenção era um sucesso.

                           2 Períodos Simples

           Ele ficou feliz, pois sua invenção era um sucesso.

                           1 Período Composto

a) Não gostei desse lugar. Vou embora.


 b) Ela foi rapidamente para o aeroporto. Não chegou a tempo.


 c) Mudou-se para outro país. Recebeu uma proposta irrecusável.

10.  Quantas orações há no seguinte período?
“Todas as mulheres que andam na moda são iguais” (C. Drummond)
a) nenhum        b) uma oração          c) duas orações         d) três orações

11. No trecho: “ Simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti” há:
a) um período e uma oração
b) dois períodos e duas orações
c) um período e duas orações
d) dois períodos e uma oração

12.  Identifique o que se pede abaixo:
a) Um homem estranho esteve aqui
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

b) Os alunos do 7º ano estão se esforçando nos estudos.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

c) O amor á mãe é fundamental.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

d) Virou uma fera o meu pai.
VERBO:______________________________________________
SUJEITO:_____________________________________________
NÚCLEO DO SUJEITO:__________________________________
PREDICADO:__________________________________________ 

13. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.
a) Menino levado, isso não se faz! ______________________________________________
b) Por favor! traga-me um copo com água._______________________________________
c) Devolva meu brinquedo!___________________________________________________
d) Quando você terá juízo?___________________________________________________
e) Não vou brincar com a boneca._____________________________________________
f) Por que você não foi à escola?_______________________________________________
g) Gosto de estudar._________________________________________________________
h) Nossa! Que susto!________________________________________________________

14. Numere:
( 1 ) FRASE NOMINAL     ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO) 

a) (     ) Que bela paisagem!
b) (     ) Bom dia!
c) (     ) Coma devagar!
d) (     ) Durma bem!
e) (     ) Não insistirei mais.
f) (     ) Cumpriremos nossa promessa.
g) (     ) Mais diálogo, senhores educadores!
h) (     ) Entrada franca!
i) (     ) Que turma unida e confiante!
j) (     ) Quando você esteve lá?
k) (     ) Não saia sem agasalho!
l) (     ) Belíssimas palavras!

15. Sublinhe os verbos e coloque S, se o período for simples, e C, se for composto:
a) Os atletas já se dirigiram à quadra. (      )
b) Tomarei este ônibus, pois tenho um compromisso logo mais. (      )
c) Sem dúvida, todos voltarão aqui no Carnaval. (      )
d) Os alunos reuniram-se no pátio, discutiram o problema, procuraram o diretor e falaram francamente. (      )
e) O verdureiro estacionou o velho caminhão, gritou suas frutas e legumes para a manhã ensolarada, dirigiu gracejos inocentes às donas de casa, arrancou-lhes alguma grana e partiu. (      )

16. No exercício anterior diga o número de orações em cada período:
a)   __________            b)   __________     c)  __________             d)   __________   e)  __________

17.Classifique as frases em declarativa, interrogativa, exclamativa, optativa ou imperativa.
a) Você está bem?_________________________________________
b) Não olhe; não olhe, Luisinho!__________________________________________
c)  Que alívio!_________________________________________
d) Tomara que Luisinho não fique impressionado!______________________________
e)  Você se machucou?___________________________________
f)  A luz jorrou na caverna.___________________________________
g)  Agora suma, seu monstro!_____________________________________
h)  O túnel ficava cada vez mais escuro. ____________________________________


18. Leia esta anedota:
— O senhor admite que levou o carro e nega que o tenha roubado. Pode me explicar isto?
— Eu não roubei, senhor juiz. O carro estava parado na porta do cemitério, e eu, naturalmente, pensei que o dono tivesse morrido...
(Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001. p.101.)

a) Quantas frases há nesse texto?  ___________________________________

b) Na anedota, há dois períodos simples. Identifique-os.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Observe o primeiro e o último períodos do texto.
*  O primeiro período é simples ou composto? Por quê?_________________________________
*  Quantas orações compõem o último período do texto? Quais são elas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

19.  Verifique se o período é simples ou composto. Quando composto, identifique o número de orações.
a) “Com a pasta numa mão, e o caderno na outra, cheguei ao colégio atrasado.”
(Moacyr Scliar)
___________________________________________________________________
b) “Levantou-se, foi até o quarto, voltou com um caderno. (Moacyr Scliar)
___________________________________________________________________

c) “De repente o menino olhou o céu, viu por acaso uma nuvem que passava e
sentiu uma vontade louca de fugir.” (Augusto Meyer)
_____________________________________________________________________
d) “Minha primeira recordação é um muro velho, no quintal de uma casa
indefinível.” (Augusto Meyer)
______________________________________________________________________  

20. Você aprendeu que o sujeito é o termo da oração que informa de que ou de quem se fala e que o predicado é o termo que contém uma informação sobre o sujeito. Nas orações abaixo, transcreva e classifique o sujeito e sublinhe o predicado.
a) Aquela estrada parecia sem fim.
b) Carla e Bruno são irmãos.
c) O menino estava imundo.
d) Seus cabelos ficaram lindos com esse tom alaranjado.
e) A partir daquele dia, Amanda tornou-se minha melhor amiga.
f) O amor deles parecia eterno.
g) Fernando e Ricardo são lindos.

 21. Transcreva o sujeito das orações abaixo, sublinhe o(s) seu núcleo(s) e classifique-o em simples ou composto.
a) Amanda acabou de chagar.
b) Suas desculpas não são sinceras.
c) Todos ficaram satisfeitos com a resposta do diretor.
d) Meu gato e meu cachorro brigam o tempo todo.

 22. Sublinhe o predicado das orações abaixo.
a) Três é meu número da sorte.
b) Estão desabrigadas pela enchente várias famílias.
c) Estudar é necessário a todos.
d) Enfim apareceu o sol.
e) A metade da turma vai participar da quadrilha.

23. Classifique sintaticamente os termos destacados nas orações abaixo.
a) Meu vizinho é muito gentil.
b) Nossa casa é agitada.
c) O aluno novo parece muito inteligente.
d) Fernando tornou-se um ótimo escritor.
e) Andréa e Marcela são minhas melhores amigas.
24. Complete as orações a seguir com os tipos de sujeitos indicados entre parênteses, para que fiquem  coerentes com os predicados.
a) ________________ acabaram de chegar. (sujeito simples)
b) ________________são meus melhores amigos. (sujeito composto)
c) Terminaram ________________. (sujeito simples)
d) ________________ fizemos o trabalho sozinhos. (sujeito composto)
e) Partiu ________________. (sujeito simples)


25. A oração sem sujeito caracteriza-se por:
a) O sujeito está indeterminado.
b) Não se atribui o fato a nenhum ser.*
c) O sujeito está simplesmente oculto.
d) O fato é atribuído a um ser determinado.

26. A oração sem sujeito possui apenas:
 a) Objeto direto.    b) Objeto indireto.     c) Predicado.     d) Sujeito oculto.

27. "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
a) Sujeito simples    b) Oração sem sujeito.    c) Sujeito indeterminado.     d) Sujeito oculto.

28. "Será muito cedo?" "Como está calor!" Quais são os sujeitos destas orações?
a) Orações sem sujeito.     b) cedo / calor.     c) muito / como.     d) nenhuma das anteriores.

29. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
a) Sujeito indeterminado     b) Oração sem sujeito.      c) Sujeito simples     d) Sujeito oculto.

30. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Faz dez anos que cheguei aqui."
a) Sujeito oculto.    b) Sujeito simples.     c) Sujeito indeterminado.     d) Oração sem sujeito.

31. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Seriam quatro horas da tarde."
a) Oração sem sujeito.      b) Sujeito indeterminado.      c) Sujeito oculto.      d) Sujeito composto.

32. "Aqui não me cheira bem". Neste exemplo temos uma oração sem sujeito, pois:
a) Não há sujeito simples.
b) Não há um sujeito possível, agente da ação.
c) Não há um sujeito composto.
d) Nenhuma das anteriores.

33. "Já deve passar de dois anos." Qual é o tipo de sujeito?
a) Sujeito oculto.     b) Sujeito indeterminado.    c) Sujeito simples.     d) Oração sem sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário